Existem algumas razões pelas quais você possa querer trocar o Plano de Saúde da sua empresa, como:
- Reajustes nos preços
- Redução de custos
- Mudança da Região de utilização
- Busca por um Plano Superior, com Melhor Rede Credenciada
Queremos te ajudar a avaliar todos os pontos para saber se é o momento de tomar esta decisão e trocar de plano.
Existem 4 passos a seguir para que a escolha seja feita da melhor maneira possível.
PASSO 1
Identificar a principal razão de insatisfação com o plano atual.
- Você precisa de um plano mais barato para a sua empresa?
- Ou está buscando por um plano com melhor rede credenciada?
No geral, estes são os principais motivos para a troca do plano de saúde. É importante avaliar, dentro das opções ofertadas, se você conseguirá atingir este objetivo com a troca de plano.
PASSO 2
Realizar as cotações dos Planos de Saúde, para isto, algumas orientações:
- Procure por profissionais capacitados e que sejam especialistas no segmento de Planos de Saúde.
- Compare os custos e rede credenciada do seu plano atual com os demais planos.
- Verifique se a operadora para a qual deseja migrar tem a opção para redução/isenção de carências, e avalie se as reduções/isenções de carências ofertadas estão de acordo com a sua necessidade.
- Neste processo é muito importante levar em consideração situações em que já está sendo feito algum tratamento médico ou se tem conhecimento de algum diagnóstico, pois quando há doenças e lesões pré-existentes, dependendo do prazo que se cumpriu no plano anterior, ou até mesmo a operadora para qual irá migrar, pode ocorrer de precisar cumprir carências para as pré-existências, que neste caso são de 24 meses.
PASSO 3
Levantamento de dados do Plano Atual
Já sabendo qual a sua principal necessidade, e tendo em vista o plano para o qual deseja migrar, antes de seguir em frente você precisa:
- Solicitar a carta de permanência do plano atual de todos os beneficiários;
- Verificar na carta de permanência há quanto tempo o plano está ativo.
- Não cancelar o plano atual*
*IMPORTANTE:
- Não recomendamos cancelar o plano atual até que o novo plano seja aceito pela operadora para a qual você está migrando.
- Isto porque caso o plano seja cancelado antes da data, você pode ficar sem atendimento, e corre o risco de não ter as carências reduzidas ou mesmo de não ter aceitação no novo plano para o qual pretendia migrar.
- Quando se trata de planos empresariais a aceitação do contrato passa por análise das operadoras, por isto, é importante aguardar aprovação.
PASSO 4
Migração do Plano
Após validar preços, condições, redução de carências, rede credenciada e demais fatores pertinentes, caso opte pela troca de plano, é só seguir as orientações do consultor.
- Envie a documentação e assinatura do contrato solicitadas pelo consultor.
- NÃO cancele o plano até que o novo plano esteja aprovado!
Após aprovação do plano, aí sim, o consultor irá te informar qual será a data de início de vigência do novo plano, e te orientar a solicitar o cancelamento do plano atual.
Informações Adicionais Importantes
Aqui na Premissa somos muito transparentes e por diversas vezes já dissemos aos clientes que talvez não fosse uma boa ideia trocar de plano naquele momento, principalmente quando nos deparamos com casos mais delicados, que envolvem tratamentos que já estão em andamento. É preciso analisar muito bem a transição de plano nestes casos.
Não queremos te assustar, mas já vimos histórias de pessoas que foram prejudicadas. Seja pela má fé do prestador de serviço, ou mesmo pela falta de conhecimento do produto, bem como precipitação na tomada de decisão pelo cliente.
Somos especialistas em Planos de Saúde, e levamos a sério a nossa profissão, bem como os interesses das pessoas. Assim, sempre orientamos da melhor maneira, apresentando todas as informações necessárias e relevantes para que você possa fazer uma escolha segura.